quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Quer estudar o céu? Saiba onde ficam alguns observatórios do Brasil

Você sabe a diferença entre observatório e planetário? Enquanto no primeiro você observa o céu através de potentes telescópios, que podem ser de lentes, de espelhos, ou radiotelescópios; no segundo, há uma espécie de simulação do cosmos. Ou seja, no planetário (saiba onde tem um próximo de você), uma máquina projeta imagens no teto, que geralmente é em formato de cúpula, cobrindo 180º, simulando a posição dos astros.

Mariângela Abans, pesquisadora do Laboratório Nacional de Astrofísica
Segundo explica Mariângela de Oliveira Abans, pesquisadora do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), quem visita um observatório tem a oportunidade de ver e estudar o céu em tempo real. “Já o planetário é como se fosse um cinema. Dependendo do tamanho e da técnica do projetor, uma sala de projeção pode abrigar de 30 a 100 pessoas. Uma máquina no centro projeta no teto pontos de luz que equivalem exatamente à posição de um determinado astro naquele momento, simulando, até mesmo, o seu movimento. Há casos em que é possível saber como era o céu na China, por exemplo, há cinco mil anos”, destaca a pesquisadora.
Diferente dos planetários, os observatórios obedecem algumas regras quanto à sua instalação. Na maior parte das vezes, eles são construídos em regiões onde há pouca interferência de luminosidade, sendo que ainda há outros fatores determinantes, como a umidade relativa do ar, que pode prejudicar a estrutura ótica dos telescópios. Geralmente, esses centros de observações são erguidos em montanhas altas, justamente por apresentar menor umidade, bem como também menos influência de luz proveniente dos centros urbanos.

Observatório Pico dos Dias abriga o maior telescópio do Brasil

No Brasil, o Observatório Pico dos Dias, localizado em Brazópolis, Minas Gerais, e operado pelo LNA, abriga o maior telescópio do país, com 1,6 metros de diâmetro (saiba mais sobre este observatório). O equipamento acompanha alvos no céu sob controle de um programa de computador. Durante as visitas ao observatório, monitores qualificados acompanham os visitantes, além de exibirem vídeos sobre Astronomia e o LNA. Para conhecer outros observatórios pelo país, confira a lista abaixo.

Observatório Astronômico Antares (Bahia)

Mantido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o observatório promove pesquisas nas áreas de Astronomia, Astrofísica / Física Solar, além de sensoriamento remoto. Ele fica localizado na Rua da Barra 925, no bairro Jardim Cruzeiro, Feira de Santana.
http://www.uefs.br/portal/visita-virtual/observatorio-antares.jpg/view?searchterm=observat%C3%B3rio

Observatório Astronômico da UFES (Espírito Santo)

Mantido pela Universidade Federal do Espírito Santo, este observatório oferece visitas gratuitas a todas as escolas dos níveis fundamental e médio, além de atendimento ao público em geral. As visitas acontecem às sextas-feiras em que o céu não estiver nublado, das 19h às 21h. O telefone para contato é (27) 4009-7664.
http://www.cce.ufes.br/observatorio/index.html

Observatório astronômico do Museu de Ciência e Técnica (Minas Gerais)

Localizado na cidade de Ouro Preto, esse observatório abriga um telescópio refrator de origem alemã, sendo um dos maiores do Brasil no seu gênero. O local é mantido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com apoio da Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (Seaop). O telefone para contato é (31)3559-3119.
http://www.museu.em.ufop.br/museu/astronomia.php

Observatório Astronômico da UFGRS (Rio Grande do Sul)

O Observatório Astronômico faz parte do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dando suporte às disciplinas do Departamento de Astronomia. O Observatório Astronômico da UFRGS está aberto para visitas, que podem ser agendadas pelo e-mail astro@ufrgs.br. O telefone para contato é (51) 3308-3352
http://www.if.ufrgs.br/observatorio/

Observatório Nacional (Rio de Janeiro)

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Observatório Nacional (ON) é um instituto de pesquisa que atua em três grandes áreas de conhecimento. São elas: Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência. O telefone para contato é (21) 3504-9100.
http://www.on.br/

Observatório Abrahão de Moraes (São Paulo)

Localizado no município de Valinhos, o Observatório Abrahão de Moraes (OAM), pertencente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférias, da Universidade de São Paulo (USP), desenvolve várias atividades de ensino e divulgação. As visitas ocorrem durante a semana, com agendamento prévio, das 8h às 17h. O telefone para contato é (19) 3876 1444.
http://www.observatorio.iag.usp.br/

Observatório do Valongo (Rio de Janeiro)

O Observatório do Valongo, localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, é um Instituto do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de realizar pesquisa em Astronomia e Astrofísica, o observatório oferece cursos de graduação e pós-graduação em astronomia. O telefone para contato é (21) 2263-0685.
http://www.ov.ufrj.br

Nenhum comentário: