Astronomia

"Astronomia é fascinante", "Eu sou apaixonado por Astronomia", "Astronomia é o meu hobby"... Atualmente, Astronomia é um termo bastante empregado na internet, principalmente nas páginas de divulgação científica, mas afinal o que é Astronomia? Como surgiu? Qual é sua importância?

Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas", é a mais antiga das ciências. E com toda devida razão.
Desde a antiguidade, o homem percebeu que podia se utilizar das estrelas para orientar-se em suas viagens, e com a regularidade de ocorrências de vários fenômenos celestes lhe permitia marcar a passagem do tempo. Desde então, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios.
Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
A partir da necessidade e também da curiosidade intelectual, origina-se uma nova ciência:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Astronomia, cujo objetivo é a observação dos astros, seus movimentos, além de estudos e teorias sobre a origem e evolução.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Clique no link abaixo para conhecer mais a respeito da HISTÓRIA DA ASTRONOMIA:
Historia da Astronomia
(em construção)

Por ser uma ciência que tem um objeto de estudo bastante amplo, Astronomia é divida em diversas áreas( Teóricas e Observacionais). Tais elas:

• Astrofísica: É a Física aplicada na astronomia (teorias físicas).
• Ciência planetária: Estuda os planetas.
• Cosmologia: Estuda a origem dos astros.
• Astrometria: Mede as posições dos objetos no céu e suas mudanças. É necessária para definir o sistema de coordenadas usado e a cinemática de cosmos objetos em nossa galáxia.
• Cosmologia Observacional: Estudo do universo como um todo e sua evolução.
• Astronomia galáctica: Estudo da estrutura e componentes de nossa galáxia, seja através de dados relativos a objetos de nossa galáxia, seja através do estudo de galáxias próximas, que podem ser observadas em detalhe e que podem ser usadas para comparação com a nossa.
• Astronomia extragaláctica: Estudo de objetos (principalmente galáxias) fora de nossa galáxia.
• Formação e evolução de galáxias: Estudo da formação das galáxias e sua evolução ao estado atual observado.
• Formação de estrelas: Estudo das condições e dos processos que conduziram à formação das estrelas no interior de nuvens do gás, e o próprio processo da formação.
• Evolução estelar: Estudo da evolução das estrelas, de sua formação a seu fim como um remanescente estelar.
• Astronomia estelar: Estudo das estrelas, em geral.
• Astrofísica solar: Estudo de fenômenos físicos que ocorrem no Sol, como explosões, ejeções de massa, entre outras.
• Formação estelar: Estudo das condições e processos que levam à formação de estrelas no interior de nuvens de gás.
• Planetologia: Estudo dos planetas do Sistema Solar e exoplanetas.
• Astrobiologia: Estudo do advento e manutenção de sistemas biológicos no Universo.
• Arqueoastronomia: Estudo dos registros de fenômenos astronômicos em sítios arqueológicos e do conhecimento astronômico de povos extintos.
• Astroquímica: Estudos de fenômenos e reações químicas ocorrentes no espaço.
• Uranografia: Estudos das constelações e asterismos. Nome atual de Uranometria.

ASTROLOGIA # ASTRONOMIA
É uma prática bastante comum a confusão entre Astrologia e Astronomia, e até se entende por que. Como já citado, Astronomia na antiguidade tinham objetivos também relacionados à Astrologia. Até hoje algumas pessoas dizem que Astrologia faz parte da Astronomia e vice versa, mas isso é um conceito que está pregado erradamente.
Embora Astronomia e Astrologia compartilhem uma origem em comum, hoje seus segmentos são bastante diferentes. Enquanto Astrologia estuda a influência da posição dos astros nos fenômenos climáticos e comportamento dos seres vivos, a Astronomia recorrer a utilização de métodos científicos, tanto na associação de suas observações para confirmação de suas teorias como desenvolvimento das mesmas.
Astronomia é ciência. Astrologia é superstição!

Como podemos ver, Astronomia está posicionada para estudar as mais diversas regiões do Universo, desde da sua forma Microscópica ao Macroscópica, partindo do nosso Sistema Solar até a imensidão do Cosmo. Com o grande avanço da tecnologia esses estudos estão cada vez mais precisos e audaciosos. Afinal, milhares de anos atrás o homem jamais imaginaria sair do seu próprio planeta e em pleno século XX Neil Armstrong se torna o primeiro homem a pisar na Lua. Essa forma de querer saber sempre mais sobre sua origem, sobre o Universo ao qual fazemos parte é a gasolina motora que faz a evolução da Astronomia. E como dizem alguns entusiastas/amadores: " É fascinante!".

Outro particularidade da Astronomia é relação de Astrônomos Amadores e Profissionais. Certamente, ela é uma das poucas ciências em que Astrônomos Amadores tem uma participação ativa na área, principalmente no campo observacional. Uma curiosidade, você sabia que em 2008 foi descoberto um novo Sistema Solar distante muito similar ao nosso com ajuda de Astrônomos Amadores?(segundo AFP, Chicago-EUA). Pois é, os Amadores exercem um papel importante na Astronomia. A partir de seus pequenos observatórios amadores surgem grandes contribuições. E claro, tem pessoas que optam por uma carreira profissional. No Brasil a carreira de Astrônomo ainda é muito restrita. São poucas Universidade que concedem o título de  Astrônomo e quando formados tem poucas opções no Mercado de Trabalho. É uma área que ainda está em desenvolvimento e precisa de um investimento maior.

Clique no link abaixo para conhecer mais a respeito da CARREIRA DE ASTRÔNOMO:
(em construção)

Estudar Astronomia é como conhecer sua verdadeira origem. Ela apenas não desperta as nossas curiosidades mais remotas - sim, aquela curiosidade de criança "Por que as estrelas não aparecem de dia?" -
mas traz questões mais reflexivas, como: "O quanto significamos para o Universo?", " Será que estamos sozinhos no Universo?". Questões muito peculiares, que vem permeando o ser humano há séculos, mas que talvez seja apenas a ponta do alfinete do que realmente está diante dos nossos olhos.
Agora faça o teste você mesmo. Em uma noite limpa vá para um campo(ou qualquer outro lugar longe da luminosidade da grande cidade) esqueça qualquer coisa em sua volta, pare apenas 1 hora da sua vida e observe o céu, mas observe de verdade! Acalma-se, respire e veja...tá vendo aqueles pequenos pontos brilhantes? São estrelas. Estrelas que estão há ano-luz de distância de você. São belos, não é mesmo? Aprecie, talvez elas não estejam mais ali nesse momento. Perceba, é apenas você e as estrelas. Uma sensação incrível! Momento realmente único. Tão único que 1 hora passou em questão de minutos! Pois é, estamos tão preocupados com dinheiro, poder, uma beleza estereotipada, que não percebemos a verdadeira beleza - o COSMO.

Felizmente, nós temos a Astronomia como ferramenta para poder compreender melhor esse "gigante mundo" que acaba passando despercebido no nosso dia a dia. Então, venha conhecer mais Astronomia! Embarque nessa viagem interestelar com o De Olho Nos Astros. Como já dizia Platão:

"ASTRONOMIA COMPELE A ALMA A OLHAR PARA O ALTO E NOS TRANSPORTA DESTE MUNDO PARA O OUTRO."

Nenhum comentário: