terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Museu do Universo - 10 anos do novo Planetário ( 09/2008)


O  DE OLHO NOS ASTROS vem relembrar nessa postagem a comemoração dos 10 anos do novo planetário do Rio de Janeiro no mês de Setembro em 2008, onde eu (joyce) estava lá conferindo de perto como foi.


O Planetário da Cidade do Rio de Janeiro foi criado em 1970, ele se expandiu no dia 2 de Setembro de 1998, com a inaguração do Museu do Universo, e para comemorar esse primeira década a instituição nesse mês(Setembro)oferecerá uma serie de atividades gratuitas ao público.
Teve palestras como:
  • "Antigos Observatórios: Novas Evidências do Peru e Reino Unido", com o Dr. Clive Ruggles, professor emérito de Arqueoastronomia da University of Leicester.
  • "A Busca por inteligência Extraterrestre", com Seth Shostack, astrônomo sênior do SETI Institute.
Na sessões de cúpula teve:
  • Como comemoração dos 10 anos da inaguração da cúpula Carl Zeiss, a instituição presentou no seu programa planetário - Uma viagem pelo espaço, voltado para o público surdo.
  • Desvendando o sistema solar - Documentário - de Fernando Vieira.
  • A janela mágica - Ficção - de Domarquinho Camilo e Fernando Vieira.
  • O projeto Científico - Ficção - de Alexandre Cherman.
  • Na Garupa de Pégaso - Ficção - de Helemo Haver. 
 No museu Interativo tivemos a Exposição: FILHOS DO SOL, FILHO DA LUA - o céu e o tempo para os povos nativos das Américas.
Também tivemos experimentos interativos como A TERRA E SEUS MOVIMENTOS - Espaço e Tempo; ASTRONOMIA ESTELAR; NAVE-ESCOLA.

Realmente foi uma sensação maravilhosa de rever o planetário novamente, desde da minha primeira ida em 2002 quando tinha apenas 8 anos.
A programação repleta de atividades divertidas fez com que aquele momento se torna-se especial em minha vida e o meu interesse por Astronomia intensica-se cada vez mais.Também não posso esquecer do Projeto de Apoio Escolar- SEJ(Sociedade Espirita Jorge) onde eu participava, que teve essa brilhante ideial de marca um passeio ao planetário, onde esteve presente Tatiane Alves(minha colega de turma) e Professora Rosa de Matemática.

Abaixo segue algumas fotos desse dia:

 Professora Rosa

 Professora Rosa e Eu
 

 Eu enfrente a uma stand do Universo

 
 Uma pequena amostra dos planetas do Sistema Solar

 Eu novamente na frente de um stand sobre o Universo

 Entrada do Museu

Mais informações sobre o Planetário da Gávea no site Abaixo:
http://www.planetariodorio.com.br/

Ou se deseja fazer uma visita o planetário fica na
 Rua Vice-Governador Rubens Berardo,100. Gávea
Rio de Janeiro, Rj. 2274-0046







Nenhum comentário: