domingo, 22 de abril de 2012

Astronomia - Indo Além da nossa atmosfera terrestre



A Astronomia é uma ciência em que amadores ainda podem dar valiosas contribuições.

Por exemplo: No campo da Observação.

A observação é um dos principais comportamentos de um cientistas, principalmente um astrônomo. Ele está sempre observando e tentando explicar tudo o que ocorre no universo. Muitas vezes, no entanto, não é possível enxergar, ou não conseguirmos enxergar direito, as estruturas ou corpos a serem enxergar direito, as estruturas ou os corpos a serem estudados: eles podem, por exemplo, ser muito pequenos ou estar muito longe. É o caso dos micróbios, que são muito pequenos, e das estrelas, que estão muito distantes. Precisando, então, recorrer a instrumento de aumento, como telescópios e binóculos.

Com um binóculo, ou mesmo a olho nu, podemos avaliar a mudança do brilho de estrelas variáveis, contar os meteoros nas várias chuvas e registrar fenômenos atmosféricos como auroras. Já com modestos telescópios, podemos mapear o aumento e a redução do número de manchas solares e monitorar mudanças na superficie dos planetas. Amadores avançados podem fazer patrulhas visuais ou fotográficas para descobrir cometas, asteróides, novas e supernovas.
Muitos dos iniciantes nesse campo se fazem a seguinte pergunta:


O que precisa para observar o céu?

Bem, para conhecer o universo, o primeiro passo é olhar o céu tanto de dia quando de noite. O céu noturno é o mais interessante, já que durante o dia é possível somente visualizar o sol, periodicamente a lua e, em certas ocasiões, algum outro fenômeno.

Para observar o céu á noite você deve ficar atento aos seguintes tópicos:

1- Se puder, ir acompanhados de alguém que possa ensinar-lo.
2- Dependendo da época, é preciso ir agasalhado.
3- Buscar um lugar afastado da luzes e das cidades.
4- Evitar as próximas á lua cheia, pois sua forte luz produz ofuscamento.
5- Consultar as informações meteorológicas para evitar que se depare com o céu coberto com a chuva.
6- Fazer antes uma lista das observações que querer realizar levando em consideração a época do ano e os instrumentos que tiver em mãos.

 Para observar o céu é preciso dos seguintes equipamentos básicos, como:

Binóculo;
Carta Celeste ( Super indicado para quem está iniciando);
Bússola;
Lanterna;
Caderno para anotação;

Na página de INSTRUMENTOS ASTRONÔMICOS falam um pouco mais desses instrumentos/ferramentas básico que serão útilizados na observação.

Observações:
Essa é uma dica para você que esta iniciando, e se perceber eu NÃO coloquei TELESCÓPIO e SIM BINÓCULO, pois o uso de binóculo é o mais adequado para essa circunstancia iniciail, mas não se preocupem caso não disponham de nenhum instrumento descrito acima, um simples anaáise sem instrumento te dará tanta conhecimento do céu quanto com um instrumento.

Desde já DE OLHO NOS ASTROS, deseja uma otimo observação com uma noite contemplada de céu estrelado.


Obs: Esse Texto foi adaptado por mim, mas quero dar créditos as bibliográfias:
2º Edição de Astronomia de Ian Ridpath e Guia de Campo - O ceu.

Nenhum comentário: