sábado, 8 de setembro de 2012

Ondas gravitacionais dar impulso Velocidade Dupla Estrelas, dizem cientistas


Esta ilustração acima mostra as ondas gravitacionais pensado para ser produzido por dois orbitam anãs brancas em um sistema binário chamado J0651, de acordo com um estudo de 2012 Agosto.
CRÉDITO: NASA
Duas estrelas que circundam o outro está acelerando de maneira diga-conto que os cientistas atribuem a ondas gravitacionais: ondulações no tecido do espaço e do tempo.

As estrelas são objetos densos chamadas anãs brancas, que são tão próximos que levam menos de 13 minutos para orbitar um ao outro. As duas anãs brancas, restos de estrelas que costumavam ser tão grande como o nosso Sol, só são afastados por um terço da distância entre a Terra ea lua.

Ao observar este sistema, os astrônomos fizeram as primeiras medições em luz óptica de movimentos que devem ser causadas por ondas gravitacionais, disseram.


"Este resultado marca uma das detecções mais limpas e mais forte do efeito de ondas gravitacionais", astrônomo Warren Brown, do Smithsonian Astrophysical Observatory, em um comunicado. [8 Mistérios Astronomia desconcertantes]

Ondas gravitacionais são previstos pela teoria geral da relatividade de Einstein, que postula que a gravidade deforma o espaço e tempo, causando objetos que viajam através dele para seguir um caminho curvo. Anãs brancas, sendo tão denso, são pensados ​​para criar tais ondas de gravidade se órbita em torno de si tão de perto. Essas ondas se retiram energia do sistema, fazendo com que as estrelas a multidão aproximar e acelerar em seu movimento orbital.

Quando os astrônomos observado pela primeira vez este sistema, designado SDSS J065133.338 284.423,37 (J0651 para o short), as estrelas apareceram para eclipsar o outro, ou sobreposição, um pouco menos frequentemente.

"Em comparação a abril de 2011, quando descobrimos esse objeto, os eclipses agora acontecer seis segundo mais cedo do que o esperado", disse o membro da equipe de pesquisa Mukremin Kilic, da Universidade de Oklahoma.

Esta aceleração do movimento é apenas o que se espera que as ondas gravitacionais estão sendo produzidos.

Tais ondas nunca foram detectados directamente, embora a observação anterior de um sistema binário composto de dois restos estelares densos (um pulsar e uma estrela de neutrões) em luz rádio observou-se semelhante aceleração do seu movimento orbital. Esta observação, por Russell Hulse e Joseph Taylor, foi agraciado com o Prêmio Nobel de 1993 para fornecer a primeira indicação de ondas gravitacionais.

Uma experiência terrestre chamado LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory) poderia ser o primeiro a detectar essas ondulações no espaço-tempo diretamente quando uma versão atualizada é completo nos próximos anos.

Quanto às duas anãs brancas em J0651, os cientistas prevêem que continuarão a orbitar um ao outro mais e mais rápido no futuro, com os eclipses ocorrem mais de 20 segundos mais cedo em abril de 2013 do que em abril de 2011. A cada ano, cerca de 0,25 milissegundos é raspado do período total orbital das estrelas.

Depois de cerca de 2 milhões de anos, as anãs brancas virá tão juntos eles se fundem em uma só.

"A cada seis minutos, as estrelas em eclipse J0651 outro, visto da Terra, o que faz de um relógio incomparável e precisos cerca de 3.000 anos-luz de distância", disse o principal autor JJ Hermes, um estudante de graduação da Universidade do Texas, em Austin.

As novas medições foram feitas usando mais de 200 horas de observações dos telescópios no Texas, Havaí, Novo México, e Ilhas Canárias espanholas.

Os pesquisadores relataram suas descobertas em uma próxima edição da revista Astrophysical Journal Letters.

Nenhum comentário: