quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Astrônomos descobrem planeta 13 vezes maior que Júpiter

Astrônomos descobriram recentemente a fotografia rara de um grande "mundo alienígena". Chamado de Kappa Andromedae b, o planeta teria 13 vezes mais massa do que Júpiter e, consequentemente, seria muito maior do que qualquer outro planeta do nosso sistema solar.
De acordo com o Huffington Post, o planeta gasoso, classificado como "super Júpiter", orbita em torno da estrela Kappa Andromedae a 170 anos-luz da Terra. Segundo o site, existem mais de 850 planetas conhecidos fora do sistema solar, mesmo que possam existir bilhões de astros solitários na nossa galáxia. Dos que são conhecidos, porém, apenas uma pequena fração foi diretamente fotografada.
A foto do planeta foi registrada através do telescópio japonês Subaru, no Hawaii, por Joseph Carson, do Instituto de Astronomia da Faculdade de Charleston e Max Planck, na Alemanha. Normalmente, é muito difícil fotografar "mundos alienígenas", pois, segundo especialistas, eles se tornam "extra brilhantes" por causa de suas estrelas vizinhas.
Neste caso, os astrônomos conseguiram "esconder" a luz extremamente clara do sol e, usando uma luz infravermelha, avistaram o planeta com a ajuda de um software. O planeta orbita em torno de uma estrela muito jovem, provavelmente com 30 milhões de anos de idade. Especialistas acreditam que o planeta é formado de um disco "protoplanetário" de gás e poeira, que são coletados em volta das estrelas logo após suas formações

Fonte: Terra

Nenhum comentário: