quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nuvem no gatilho - Cepheus B

A Nuvem no gatilho - Cepheus B - anos-luz de distância 2.365 esta imagem composta, combinando dados do Chandra x-Ray Observatory e o Spitzer Space Telescope da NASA mostra nuvem de formação de estrelas b de Cepheus, situada em nossa galáxia Via Láctea cerca de 2.400 anos-luz da terra. Uma nuvem molecular é uma região que contém cool gás interestelar e poeira deixada ao longo da formação da galáxia e contém principalmente de hidrogênio molecular. Os dados de Spitzer, em vermelho, verde e azul mostram a nuvem molecular (na parte inferior da imagem) mais estrelas jovens e em torno de Cepheus B e a Chandra dados em violeta mostram as jovens estrelas no campo.



As observações do Chandra permitiu que os astrônomos a escolher as jovens estrelas dentro e perto de Cepheus B, identificados por seus fortes emissões de raios-X. Os dados do Spitzer mostram-se as estrelas jovens têm um disco chamado "planetária" em torno deles. Tais discos só existem em sistemas muito jovens, onde planetas ainda estão se formando, portanto, sua presença é uma indicação da idade de um sistema de estrelas.

Estes dados fornecem uma excelente oportunidade de testar um modelo de como estrelas se formam. O novo estudo sugere que a formação de estrelas em Cepheus B é provocada principalmente pela radiação de uma estrela brilhante, enorme (HD 217086) fora da nuvem molecular. De acordo com o modelo específico de formação estelar desencadeada que foi testada - chamado a radiação-driven modelo de implosão — radiação esta enorme estrela unidades uma onda de compressão dentro da nuvem, provocando a formação de estrelas no interior, enquanto camadas mais externas da nuvem de evaporação.

Diferentes tipos de formação de estrelas desencadeada têm sido observados em outros ambientes. Por exemplo, a formação do nosso sistema solar foi pensada para ter sido provocado por uma explosão de supernova. Região formação estelar W5, um mecanismo de "coletar e colapso" é pensado para aplicar, onde as frentes de choque gerada por estrelas massivas varrem o material conforme o progresso para o exterior. Finalmente, o gás acumulado se torna denso o suficiente para recolher e formar centenas de estrelas. O mecanismo de modelo de implosão controlada por radiação também é pensado para ser responsável pela formação de dezenas de estrelas na W5. A principal causa da formação de estrelas que não envolvam disparo é onde uma nuvem de gás esfria, gravidade Obtém a mão superior, e a nuvem cai si mesma.

Crédito: NASA/CXC/JPL-Caltech/PSU/CfA
Fonte: Originalmente publicado no perfil do Facebook Fernando Martins

Nenhum comentário: