quinta-feira, 14 de junho de 2012

Trânsito de Vênus - Registros


Dia 05/06/2012 foi um dia muito especial para todos nós Astrônomos Amadores, Profissionais, admiradores e curiosos, onde presenciamos um grande fenômeno astronômico, o Trânsito de Vênus.

Vênus é o segundo planeta do nosso sistema solar, e apesar de ocupar a segunda posição em ordem de distancia do Sol, é o planeta mais quente. Ele pode ser visto ao amanhecer ou ao pôr do sol, mas foi ao amanhecer que vi pela primeira vez a olho nu esse incrível planeta, e com certeza, foi amor a primeira vista!
Foi um grande encontro, de fato, ver um planeta sem utilizar qualquer instrumento/equipamento tinha sido uma sensação maravilhosa. No entanto, esse pequeno planeta pode ser visto de outra forma, eu estou falando do Trânsito de Vênus.
O Trânsito de Vênus é o nome dado ao fenômeno astronômico de quando Vênus  passa entre o Sol e a Terra, de modo que a conjunção inferior do planeta coincide com a sua presença no plano da órbita da Terra. Trânsitos de Vênus ocorrem em ciclos de 243 anos, sendo que o padrão atual consiste de pares de trânsitos separados em oito anos, em intervalos de cerca de 105,5 ou 121,5 anos. O par de trânsitos mais recente aconteceu em junho de 2004 e agora dia 05 junho de 2012.
Infelizmente em 2004, eu não pude presenciar tal fenômeno. E apesar, de não ser visto daqui do Brasil o MAST (Museus de Astronomia e Ciências Afins) transmitiu ao vivo em um telão esse Trânsito, como já havia dito em uma postagem logo abaixo. E é obvio que não perdi esse novo encontro com nosso querido planeta vizinho.
Confesso que estava muito emocionada, afinal não é todo ano que ocorre um evento como esse! Então, aproveitei cada momento ali presente. Essa sensação não foi unicamente minha, milhares de admiradores, não só o grupo presente no MAST, como o do mundo inteiro compartilhavam a mesma sensação.

A transmissão era guiada pelo Professor e Astrônomo Eugênio Reis , que com seu carisma deu um toque especial na transmissão.

Abaixo segue algumas fotos desses dia marcante:








Muito legal, não é mesmo galera? E claro que não poderia fechar essa postagem sem alguns registros feito por alguns Astrônomos e Observatorios ao redor do mundo.

 Fenômeno observado em San Pedro, Califórnia, EUA



Trânsito visto da Cidade do México, no México



Lembrando que o último par de trânsitos ocorreu em dezembro de 1874 e dezembro de 1882 e o próximo ocorrerá em dezembro de 2117 e dezembro de 2125.

Nenhum comentário: